Basílica de Castro Verde reabre hoje ao público

0
Foto: Alentejo Turismo
Foto: Alentejo Turismo

A tarde deste sábado fica marcada pela reabertura da Basílica Real de Castro Verde, a partir das 15h30, depois de ter estado encerrada durante um longo período.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Castro Verde, revela que o monumento foi alvo de obras de reabilitação e manutenção, sendo que “numa primeira fase, iniciou-se a pintura integral do exterior, a limpeza e o tratamento do telhado, portas e janelas. Seguiu-se a conservação e restauro da pintura do coro alto e do nártex e, depois, o mural dos tímpanos e o teto pintado. Foi este processo muito amplo e participado que permitiu a classificação da Basílica de Castro Verde como Monumento Nacional”.

A intervenção representa um investimento superior a 440 mil euros e contou com o apoio do Município de Castro Verde, da Fábrica Paroquial de Castro Verde, da Direção Regional de Cultura e o mecenato da empresa mineira SOMINCOR e da União de Freguesias e Castro Verde e Casével.

António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, mostra-se satisfeito com a reabertura da Basílica Real. O mesmo responsável destaca a “excelente” articulação entre a Paróquia de Castro Verde e a autarquia.

A cerimónia de reabertura da Basílica Real vai ser conduzida pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, com a presença do Bispo de Beja, D. João Marcos, e do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.