Beja alarga redução de tarifários nos transportes

A Câmara Municipal de Beja vai alargar o PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos.

A partir de 1 de Setembro, as viagens no concelho com percursos, num sentido, superiores a nove quilómetros e que pagam actualmente mensalidade de 50 euros e 50 cêntimos, passarão a pagar 40 euros mediante apresentação no Balcão Único da Câmara Municipal de Beja do certificado de residência, emitido pelas Juntas de Freguesia.

Os passes para Beja a partir de Beringel, Cabeça Gorda, São Brissos e São Matias, por exemplo, passarão a beneficiar de uma redução de 10 euros e 50 cêntimos/mês.

“Promover uma mobilidade mais acessível, é reforçar a coesão do território”, revela a Câmara.

As primeiras reduções ocorreram em Junho passado. As urbanas, nas zonas 1 e 2, passaram a ter um preço de 20 euros, quando antes custavam 23 e 24 euros os passes.

Os passes seniores e sociais caíram para os 10 euros, quando chegavam aos 18 euros. Os passes para estudantes têm agora um tecto máximo de 15 euros, em função do escalão dos alunos.

Nas freguesias rurais com o transporte de Táxis Colectivos/ Transporte a Pedido foram criados percursos adicionais e alargada a oferta aos sábados, domingos e feriados.

A Câmara reduziu os passes nas freguesias a mais de 13 quilómetros da sede de concelho.