A GNR apertou o cerco à criminalidade e à sinistralidade rodoviária em todo o país e, numa semana, deteve 583 pessoas em flagrante delito. As operações decorreram entre 31 de julho e 6 de agosto e colocaram particular atenção na condução sob efeito do álcool, no tráfico de droga e nas infrações rodoviárias.
Do total de detenções, 247 ocorreram por condução sob influência de álcool e outras 125 por condução sem habilitação legal. A GNR deteve ainda 48 pessoas por tráfico de estupefacientes, 27 por furto ou roubo e 22 por violência doméstica. Registaram-se também nove detenções por posse ilegal de armas ou arma proibida e duas por incêndio florestal.
Nas operações foram apreendidas mais de 53 mil doses de cocaína, além de haxixe, óleo de canábis, heroína, MDMA e anfetaminas. As autoridades apreenderam ainda 22 armas de fogo, 12 armas brancas ou proibidas, 393 munições, 15 viaturas e uma embarcação.
Na estrada, o balanço também é expressivo. A GNR detetou 8.691 infrações, com os excessos de velocidade a liderarem, com 3.303 casos. Seguem-se 1.075 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória e 409 por excesso de álcool.
Foram ainda registadas 295 situações de falta de seguro, 257 relacionadas com problemas nos sistemas de iluminação e sinalização e 199 infrações pelo uso indevido do telemóvel ao volante.
A utilização incorreta do cinto de segurança ou de sistemas de retenção para crianças originou 190 infrações, enquanto outras 185 estiveram relacionadas com tacógrafos.
Um balanço que mostra a dimensão da fiscalização da GNR numa única semana e que deixa um alerta claro para quem conduz: álcool, velocidade e comportamentos de risco continuam entre as principais preocupações das autoridades.