Beja apresenta “Falares e Ditarenhos do Alentejo”

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja recebe esta tarde, pelas 16 horas o lançamento do livro “Falares e Ditarenhos do Alentejo” de Luís Miguel Ricardo. 

A obra é apresentada por Vítor Encarnação.

 Falares e Ditarenhos do Alentejo é um projecto editorial que procura, de uma forma informal e bem-disposta, preservar e promover a tradição dos falares do Alentejo”, revela a editora do livro, em nota de imprensa enviada à Rádio Pax.

A obra, de 240 páginas, contém um dicionário de falares (4050 entradas e 6000 significados); ditarenhos (361 ditos / ditados); artigos explicativos de ícones do Alentejo (19 artigos); e uma narrativa demonstrativa da utilização prática do vocabulário alentejano.

De acordo com a mesma fonte, “Falares e Ditarenhos do Alentejo é o resultado de sete anos de pesquisa, recolha, selecção e catalogação de termos, expressões e histórias do património linguístico alentejano, e no qual participaram centenas de colaboradores espalhados por toda a região”.

 Luís Miguel Ricardo é formador e mediador no Instituto do Emprego e da Formação Profissional, preside a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo e é membro da Direção do Centro de Paralisia Cerebral de Beja.