Beja: ASAE deteta Queijo de Ovelha Curado contaminado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou numa empresa produtora de queijo Serpa uma amostra contaminada com Listeria monocytogenes. Trata-se de uma bactéria que, segundo a ASAE, “representa um risco elevado para a saúde dos consumidores, em especial para os pertencentes a grupos de risco, tais como idosos, imunodeprimidos, crianças e grávidas”.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de um queijo com a denominação “Queijo de ovelha curado Serpa DOP”, da marca “Almocreva”, lote 21/23 e “data de durabilidade mínima: 15/10/2023”.

A ASAE assegura que “já procedeu à notificação dos operadores económicos responsáveis pelo referido produto para retirada imediata do produto do mercado do lote referenciado e potencialmente prejudiciais para a saúde”.

A ASAE alerta os consumidores para “não consumirem o produto do lote em causa, bem como, por precaução, os demais lotes de queijos semelhantes da mesma marca, devendo proceder à sua devolução nos locais onde tenham sido adquiridos”.