Beja: CAP afasta polémica e defende acordo UE-Mercosul como oportunidade para Portugal

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou, em Beja, que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul é “globalmente positivo” para a agricultura portuguesa, rejeitando que o tema seja usado para disputas políticas ou eleitorais.

Em conferência de imprensa após uma reunião com a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, Álvaro Mendonça e Moura frisou que a CAP está focada na defesa dos agricultores, recusando qualquer tentativa de instrumentalização da organização. O dirigente sublinhou que são os produtores “que ficam no terreno todos os dias” a lidar com as dificuldades do setor.

Segundo a CAP, o acordo apresenta mais vantagens do que desvantagens, com benefícios claros para áreas como o vinho, azeite, frutas e queijos, embora existam riscos para o setor das carnes. Ainda assim, Mendonça e Moura considera que esses impactos poderão ser mitigados através de cláusulas de salvaguarda previstas no acordo.

O presidente da CAP reconheceu, no entanto, que existe uma forte insatisfação no setor agrícola, apontando críticas à Comissão Europeia, que, segundo afirmou, tem demonstrado pouca atenção às preocupações dos agricultores. Apesar disso, destacou a importância do diálogo e anunciou que a CAP vai promover sessões de esclarecimento em todo o país, tanto sobre o acordo UE-Mercosul como sobre a reforma da Política Agrícola Comum, que considera ainda mais preocupante.

Também o presidente da FAABA, Rui Garrido, salientou que os agricultores ficaram mais informados após a reunião e admitiu que o acordo poderá ser vantajoso para Portugal, embora traga desafios.

O acordo UE-Mercosul, já aprovado pelo Conselho da União Europeia, deverá ser assinado este sábado no Paraguai e permitirá aumentar as exportações europeias para a América do Sul, ao mesmo tempo que facilita a entrada de produtos agrícolas daquele mercado na União Europeia.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

15/01/2026
Tribunal de Beja condena nove pessoas por tráfico de imigrantes no Alentejo
15/01/2026
Tribunal de Beja faz leitura do acórdão sobre exploração de imigrantes
Mértola
15/01/2026
Mértola e Porto Covo na linha da frente do turismo sustentável no Alentejo
15/01/2026
Litoral Alentejano no centro da transição energética com novo parque eólico da Galp
Almodôvar
15/01/2026
Almodôvar recebe inscrições para corso carnavalesco
15/01/2026
Microcredencial em Viabilidade Tecidular e Feridas com candidaturas abertas no IPBeja
VN Milfontes
15/01/2026
Junta de Freguesia de Milfontes desafia população a melhorar bairros
Ourique
15/01/2026
Concurso para habitação em Ourique fica deserto e autarquia vai avançar sem financiamento garantido