A Campanha de Segurança Rodoviária “O melhor presente é estar presente” levada a cabo pela ANSR, GNR e PSP, no período de Natal e fim de ano registou 26 vítimas mortais. Beja foi o distrito do país que registou mais vítimas mortais.
Em comunicado conjunto, as três entidades revelam que, entre 15 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024, registaram-se nas estradas de Portugal 7072 acidentes, menos 689 que no ano anterior.
Contudo, apesar de menos acidentes, este ano, há a lamentar mais três vítimas mortais e mais feridos do que em igual período do ano passado.
Além das 26 vítimas mortais, contabilizaram-se 125 feridos graves (mais seis) e 2049 feridos leves (mais 184).
As 26 vítimas mortais resultaram de 23 acidentes nos distritos de Beja (4 vítimas mortais), Coimbra (3 vítimas mortais), Portalegre (3 vítimas mortais), Aveiro (2 vítimas mortais), Castelo Branco (2 vítimas mortais), Lisboa (2 vítimas mortais), Setúbal (2 vítimas mortais) e Braga, Évora, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real, Viseu e Região Autónoma dos Açores, cada um com uma vítima mortal.
Nos restantes distritos do Continente – Bragança, Viana do Castelo, Guarda e Faro, bem como, na Região Autónoma da Madeira, o objetivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido.
As 26 vítimas mortais, 21 do sexo masculino, tinham idades compreendidas entre os 22 e os 87 anos.