Beja debate água e desafios das alterações climáticas

Beja é o palco escolhido para a III Energy and Climate Summit dedicada ao tema da “Água” e aos desafios das alterações climáticas.

O evento junta diversos responsáveis políticos e de empresas do setor, assim como especialistas nacionais e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para partilharem a sua visão e darem o seu contributo no que respeita aos exemplos e melhores práticas a seguir.

A organização anuncia a presença de Viriato Cassamá, Ministro do Ambiente da Guiné Bissau, Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Vera Eiró, Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, entre outros.

Está ainda prevista a participação no evento de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, uma das três entidades organizadoras, frisa que as secas são cada vez mais longas e profundas, o que obriga a repensar o uso da água. Nos trabalhos vão ser discutidos temas como os transvases, as perdas nas redes de água, a eficiência hídrica na agricultura e dessalinização.

A iniciativa decorre, hoje e amanhã, no auditório do Nerbe/Aebal e enquadra-se no Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

A Ministra da Agricultura participa amanhã no encerramento dos trabalhos.

Outros governantes têm presença confirmada nos trabalhos por videoconferência.