Beja debate regadio

O IX Congresso Nacional de Rega e Drenagem decorre entre hoje e a próxima quinta-feira, no Instituto Politécnico de Beja, com um fórum de discussão sobre “A Sustentabilidade do Regadio-Desafios e Oportunidades” que reúne cerca de 120 participantes.

Ao longo do Congresso, serão apresentados vários projetos de investigação de cariz inovador e apontados como relevantes para o futuro da Rega e da Drenagem.

Os principais objetivos deste debate são promover “soluções técnicas e de opções políticas que respondam aos desafios atuais dos agricultores e das associações de regantes, entre as quais, a escalada dos custos da energia associada à rega, a disponibilidade de água para mais área de regadio, a modernização das infraestruturas de rega e a transferência de conhecimento sobre agricultura de precisão aplicada ao regadio”, revela o Centro Operativo e Tecnológico do Regadio (COTR).

Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do Centro, refere os temas que vão ser debatidos e enaltece a importância deste evento na questão relacionada com as alterações climáticas.