Beja é “Cidade de Excelência”

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribui, hoje, a Bandeira “Cidade de Excelência – Nível IV” à cidade de Beja.

De acordo com o município, esta distinção é o “reconhecimento público do meritório trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território”.

Este galardão vem na sequência da implementação do Plano de Ação Local (PAL) proposto pelo Município de Beja, aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a 22 de setembro de 2014, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila Acessível para Todos” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.

A autarquia hasteou a bandeira Cidade de Excelência Nível II, no dia 2 de fevereiro de 2017 e a bandeira Cidade de Excelência Nível III, no dia 22 de junho de 2018, por ter atingido um nível de execução dos projetos que estavam definidos no referido PAL.

Beja é agora dos primeiros municípios a atingir o nível IV de “Cidade de Excelência”.

Para este desempenho, adianta a Câmara de Beja, contribuíram intervenções como: a implementação do projeto cidades, a instalação de Abrigos de Passageiros e Acessibilidades, a valorização Turística da Albufeira dos Cinco Reis, a reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho, a criação dos percursos acessíveis, a Reabilitação do Mercado Municipal e da piscina descoberta, entre outros.