O distrito de Beja está esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas e encontra-se em perigo elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As previsões indicam que a temperatura máxima em Beja poderá atingir os 37 graus Celsius, colocando o distrito entre os mais quentes do país. A mínima prevista também é das mais elevadas, com 22 graus. O calor intenso, aliado à humidade reduzida e ao vento moderado de leste, aumenta significativamente o risco de ignições.
Embora os distritos com perigo máximo de incêndio estejam concentrados maioritariamente no norte e centro do país, como Bragança, Guarda e Castelo Branco, Beja não escapa ao agravamento das condições meteorológicas e pode ver o risco aumentar nos próximos dias. O IPMA já alertou para uma tendência de subida generalizada do perigo de incêndio até, pelo menos, ao final da próxima semana.
Além de Beja, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Portalegre também estão sob aviso amarelo até às 00h00 de domingo, devido ao calor extremo.
Este nível de alerta do IPMA visa prevenir riscos acrescidos para atividades ao ar livre e reforçar a atenção das autoridades e da população para o perigo de incêndios, especialmente em zonas rurais.
As temperaturas elevadas deverão manter-se nos próximos dias, sendo esperado que o risco de incêndio aumente gradualmente em todo o território continental. O IPMA apela à população para que evite comportamentos de risco, como o uso de fogo em espaços florestais, queimadas ou o lançamento de foguetes.