O Hospital de Dia de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) fez, no final do mês passado, a administração intranasal de Spravato (Escetamina), um medicamento inovador utilizado no tratamento da depressão resistente às terapêuticas convencionais.
A ULSBA realça que “este momento representa um marco histórico, uma vez que se trata da primeira utilização desta terapêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde a aprovação do seu financiamento pelo Infarmed, em maio deste ano”.
“A Escetamina, aplicada em contexto hospitalar e sob rigorosa supervisão clínica, tem demonstrado eficácia em doentes que não respondem a outros tratamentos, constituindo uma nova esperança para pessoas com quadros de depressão grave e resistente”, diz a mesma fonte.
Para a ULSBA, “este passo reforça o compromisso em disponibilizar aos utentes do Baixo Alentejo acesso a terapêuticas inovadoras e seguras, alinhadas com as melhores práticas internacionais na área da saúde mental”.