A Assembleia Municipal de Beja aprovou na reunião, da passada quarta-feira, 26 de fevereiro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Beja para 2025.
Os documentos previsionais do município foram aprovados com os votos favoráveis da bancada do Partido Socialista, a abstenção da Coligação Consigo Beja Consegue e os votos contra da CDU.
De acordo com a Câmara de Beja, “o Orçamento apresenta um valor global de 64,4 milhões de euros, refletindo um compromisso sólido com o desenvolvimento do concelho de Beja, identificando um conjunto de medidas que visam a melhoria dos serviços públicos e o bem-estar da população”.
A mesma fonte frisa que “uma das medidas mais impactantes se prende com o reforço histórico da limpeza urbana, área que vê quadruplicado o investimento, fixando-se em 1,5 milhões de euros o valor global a investir ao longo do ano”.
O documento prevê, também, aquele que a autarquia diz ser “o maior aumento de sempre nas transferências para as freguesias com um aumento fixo de 8,5% (167 mil euros), a que acrescem mais 300 mil euros”, ou seja, 25 mil euros, por cada freguesia a assinar em contratos-programa, num total de 467 mil euros.
Na área social o Orçamento Municipal contempla o reforço do apoio regular às IPSS’s, passando de um apoio anual de 2 mil euros para 5 mil euros.
Na Cultura, o município sublinha “uma nova atualização, agora de 25%, nos apoios regulares aos grupos corais do concelho de Beja”.
Nos Recursos Humanos, o Mapa de Pessoal aprovado na sequência do Orçamento, prevê a contratação de 40 novos funcionários para várias áreas e setores do município, com destaque para 15 Assistentes Operacionais (Auxiliares de Ação Educativa), “por forma a garantir um eficaz funcionamento das escolas”.
O Orçamento Municipal contempla, ainda, entre outras obras, o início do processo de requalificação do Estádio Flávio dos Santos; a pavimentação das Ruas Zeca Afonso, Salgueiro Maia e Joaquim Manuel Delgado; o início do procedimento de requalificação da zona envolvente ao novo Palácio da Justiça ou intervenções de fundo nos Bairros Sociais de Beja, nos quais o Município tem imóveis.