Beja: Teatro sobe ao palco para dar voz a uma realidade que ainda assombra milhares de famílias

Beja: Teatro sobe ao palco para dar voz a uma realidade que ainda assombra milhares de famílias

A violência doméstica vai estar no centro das atenções em Beja com a estreia absoluta da peça “A Pancada que Endireita o Mundo”, a nova produção da companhia Arte Pública, que sobe ao palco do Pax Julia – Teatro Municipal na próxima quarta e quinta-feira (24 e 25 de junho), às nove da noite.

Com texto, encenação e cenário de Gisela Cañamero, o espetáculo mergulha numa das problemáticas mais persistentes da sociedade portuguesa, retratando a transformação gradual de uma relação amorosa marcada pelo controlo, pela manipulação emocional, pela humilhação e pela violência física.

Interpretada pelos atores Inês Romão e Luís Amaro, a peça combina ficção e testemunhos reais para revelar os mecanismos que prendem muitas vítimas dentro de um ambiente que deveria representar segurança e proteção: o próprio lar.

A produção conta ainda com a participação de Sara Castanheira, através de testemunhos documentais, e com a colaboração de António Azevedo na componente de técnicas de defesa pessoal.

Apoiada pela Câmara Municipal de Beja, esta nova criação da Arte Pública pretende sensibilizar o público para um fenómeno que continua a afetar milhares de pessoas, promovendo a reflexão e o debate através da arte.

Durante duas noites, o palco do Pax Julia transforma-se assim num espaço de denúncia, consciência e esperança, onde o teatro procura contribuir para quebrar o silêncio em torno da violência doméstica.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

05/08/2026
De Beja para o topo da música portuguesa: jovem percussionista conquista um dos maiores prémios nacionais
05/08/2026
Quatro dias sem dormir: Ourique promete a maior festa do verão com Zambujo, ÁTOA e tradição à mistura
05/08/2026
Cabeça Gorda prepara três dias de festa em honra de São Luís com música, tradição e animação
Montras
01/08/2026
O Festival Montras regressa a São Luís
Viana do Alentejo
15/07/2026
Novo Festival Ressoar faz ecoar os sons da tradição em Viana do Alentejo
11/07/2026
Beja: Palavras andarilhas regressam em agosto
25/06/2026
Beja: “A Pancada que Endireita o Mundo” regressa hoje ao palco para dar voz às vítimas de violência doméstica
Prémio
16/06/2026
Maria Loução vence Prémio Literário Joaquim Mestre