Beringel atribui nome de Linda de Suza ao Centro Cultural

A Junta de Freguesia de Beringel decidiu atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel.

A proposta apresentada pelo executivo na última reunião de Assembleia de Freguesia foi aprovada por unanimidade.

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira ‘a salto’, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como o fizeram muitos conterrâneos não só da freguesia de Beringel, assim como de todo o país, anuncia a Junta de Freguesia daquela localidade.

Para muitos é considerada uma das cantoras mais conceituadas da história da música portuguesa e assumiu-se como uma das principais referências da cultura lusófona e da comunidade portuguesa em França.

Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e 17 discos de vinil (LPs). No total, a nível mundial, foram vendidos mais de 40 milhões de discos.

A Linda de Suza ficará para sempre associada à “Mala de Cartão” e à vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie intitulada com o mesmo nome.

A Junta de Freguesia pretende ainda criar, no Centro Cultural de Beringel, uma exposição permanente sobre a vida e a obra da artista beringelense.