Bloco de Esquerda, uma candidatura em cujo projeto se encontra uma ideia de cidade

Bloco de Esquerda, uma candidatura em cujo projeto se encontra uma ideia de cidade

As próximas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 são muito importantes para o futuro não só de Beja e do concelho, mas também do distrito, dada a situação da cidade sede concelho ser a capital do Baixo Alentejo. De facto, há um risco bem real da direita e extrema direita virem a dominar o poder municipal, o que, a concretizar-se, seria uma espécie de salvo conduto para que este território ficasse sob o governo efetivo do capitalismo sem rosto ligado, sobretudo, ao olival e amendoal intensivo, crime ambiental de proporções devastadoras para a região.

Mostrar a natureza das candidaturas de Palma Ferro e David Catita, enquanto representantes do agronegócio e dos múltiplos interesses instalados no concelho, que não os do povo, é, desde logo, o primeiro objetivo da candidatura do Bloco de Esquerda, liderada por Madalena Figueira à Câmara e por Ana Serrano à Assembleia Municipal.

O segundo objetivo é trazer ao conhecimento e à discussão dos munícipes um projeto de futuro para o concelho, de que é parte integrante uma ideia de cidade capaz de transformar Beja numa efetiva capital de distrito, o que distingue, pela positiva, esta candidatura de todas as outras.

Beja uma cidade das artes e da cultura

Numa cidade e num concelho onde a grande riqueza são as pessoas, é aqui que deve ser feita a grande aposta do município: construção de infraestruturas artísticas e culturais; programação criteriosa dos equipamentos; apoio à criação artística e cultural; formação de artistas, de técnicos e de públicos; concretização de uma rede artística e cultural concelhia envolvendo juntas de freguesia, associações e escolas de todos níveis de ensino, incluindo, portanto, o Instituto Politécnico que não pode viver à margem do território onde se encontra instalado; apoio à fixação da indústria cinematográfica; concretização de eventos artísticos e culturais de projeção internacional em conformidade com a tradição cultural de Beja, que é a do mundo mediterrânico.

Este é um dos pilares centrais em que assenta a ideia de cidade e de concelho que o BE propõe: a arte e a cultura como marcas caraterizadoras de um território capazes de potenciarem o seu desenvolvimento e a sua abertura ao mundo.

Beja uma cidade requalificada e habitada no seu centro

O centro de Beja foi vítima nos últimos anos da incúria e do desleixo das várias gestões municipais. O resultado é a degradação acelerada do parque habitacional onde se encontra a alma, a identidade da cidade. Para se ter uma ideia da gravidade da situação basta referir que em cinco ruas (Rua Afonso Costa, do Touro, dos Infantes, da Cadeia Velha e do Sembrano) existem 89 fogos fechados, a maioria em péssimo estado de conservação. Só a requalificação e a consequente habitação deste parque habitacional, que o BE estima, pelo levantamento que está a fazer, em cerca de 500 fogos, pode alcandorar Beja ao estatuto de uma verdadeira capital do Baixo Alentejo.

Há medidas de política pública habitacional, com ampla cobertura legal conducentes à resolução desta situação a médio e a longo prazo. O que é preciso é vontade política para iniciar o caminho, o qual passa, desde logo, pela criação, no âmbito do município, de uma equipa pluridisciplinar (advogados, arquitetos, engenheiros, etc.) destinada a completar o levantamento feito pelo BE e a coordenar a concretização das medidas que urge tomar.

Este é o segundo pilar da ideia de cidade proposta pelas candidatas e candidatos do BE, condição necessária à reabertura do comércio local, viável e próspero que só a habitação de proximidade pode garantir.

É, pois, com espírito propositivo de quem tem uma ideia de futuro para Beja e para o concelho que a lista do BE, liderada por Madalena Figueira e Ana Serrano se apresentam à decisão soberana do povo. Saibam as outras forças política honrar a democracia expondo as suas ideias e não incitando ao ódio.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

13/12/2025
Afonso precisa de um herói: Beja e Ferreira do Alentejo mobilizam-se para encontrar dador de medula
Ginástica
13/12/2025
Ginástica Acrobática Adaptada da Cercibeja nomeada para prémio nacional
Castro Verde
13/12/2025
Magia de Natal invade Castro Verde
12/12/2025
Natal em Beja: Mercadinho de natal e muitas atividades até 06 de Janeiro de 2026 (com vídeo)
12/12/2025
Moura: imigrantes agredidos e casa incendiada durante ataque esta madrugada
12/12/2025
Beja: GNR apreende 1.500 doses de droga e detém três suspeitos de tráfico na região
12/12/2025
Câmara de Beja aumenta para 87 mil euros investimento na iluminação de Natal
Alentejo
12/12/2025
Alentejo reforça peso da Cultura com mais de 2 mil empresas ativas