Os Bombeiros Voluntários de Odemira assinalam hoje 90 anos de existência. Aquela corporação foi fundada a 15 de outubro de 1935.
O programa de comemorações fica marcado este sábado por várias cerimónias, condecorações e homenagens.
Neste aniversário é inaugurado o Departamento de Incêndios Urbanos, Industriais e Matérias Perigosas, com o nome de “Edifício Dinis Conceição”, em homenagem ao bombeiro da corporação que faleceu no início do ano.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira conta com 128 elementos no quadro de comando, corpo ativo, estagiários, cadetes e infantes. Soma 36 viaturas, das quais 20 são de saúde, 9 de combate a incêndios (rurais e urbanos) e 1 veículo de salvamento e desencarceramento, sendo as restantes viaturas auxiliares.
O Município de Odemira anuncia que “tem dado continuidade a uma política de apoio às corporações de Bombeiros do concelho, que se materializa em apoios financeiros regulares” e que este ano representou o montante de cerca de 408 mil euros para os Bombeiros de Odemira.
A autarquia lembra que “tem em fase de preparação para discussão pública o Regulamento Municipal de Atribuições de Benefícios aos Bombeiros e aos Socorristas da Cruz Vermelha, que prevê descontos e isenções em taxas municipais e benefícios aos bombeiros, designadamente o reembolso do valor liquidado do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a comparticipação na aquisição de lentes oftalmológicas, em tratamentos dentários e nas cartas de condução de pesados”.