Cabeça Gorda e Salvada recebem acção de sensibilização

“Portugal sem fogos está nas mãos de todos” é o mote para a acção de sensibilização que decorre, hoje, na Cabeça Gorda e na Salvada.

A iniciativa pretende sensibilizar a população para a limpeza das áreas florestais e para a prevenção de fogos rurais.

Esta acção decorre no âmbito da campanha nacional lançada pelos ministérios da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, com o envolvimento da ANPC- Autoridade Nacional de Protecção Civil e do ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a “Campanha de limpeza de matos”.

Nesse sentido, é aconselhado manter uma faixa de um a dois metros com pavimento não inflamável à volta da casa, retirar material inflamável junto à casa e não acumular lenha perto da residência.  É ainda pedido à população que se mantenha informado sobre o risco de incêndio da sua área de residência, verificar se o sistema de rega e mangueiras está a funcionar, limpar telhados e colocar a rede de retenção de fagulhas.

Os proprietários que não limparam os seus terrenos até dia 15 de Março, arriscam-se agora, a uma multa que pode ir até 5 mil euros para pessoas singulares e 60 mil euros para pessoas colectivas.

As Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários nas limpeza do mato, sendo os mesmos obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas à autarquia.