A Câmara de Beja investiu cerca de 87 mil euros na iluminação alusiva ao Natal, este ano, o que representa um ligeiro aumento face a 2024.
O montante investido é de 71.500 euros, sendo que, com o acréscimo de 23% do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), o custo final ronda os 87 mil euros.
Comparativamente com o ano passado, em que a despesa foi de 81 mil euros, esta quantia representa um acréscimo de 7,4%, argumentou a fonte.
Também contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro, lembrou que “a preparação da iluminação de Natal envolve um processo técnico e logístico que se inicia com vários meses de antecedência”.
Por isso, “a iluminação agora instalada reflete, em grande medida, o que estava previamente previsto”, realçou o autarca, eleito nas autárquicas de 12 de outubro pela coligação Beja Consegue (PSD/CDS-PP/IL) e a cumprir o primeiro mandato.
“Parte significativa do planeamento e contratação já se encontrava definida antes da tomada de posse do atual executivo. Ainda assim, a coordenação final, o acompanhamento da montagem e a adequação ao território foram assegurados pelos serviços municipais”, referiu.
As iluminações de Natal, que foram acesas no passado dia 29 de novembro, “ficam a brilhar até dia 06 de janeiro de 2026”.
Para Nuno Palma Ferro, a iluminação natalícia, “especialmente em zonas estratégicas”, desempenha “um papel importante na atração de visitantes, na revitalização de áreas menos movimentadas e no reforço do comércio local”.
“A criação de percursos iluminados, pontos de interesse visual e ambientes acolhedores contribui para estimular a presença de famílias, turistas e consumidores, promovendo assim a economia local”, assumiu.
O autarca afirmou que, neste momento, “está em curso um trabalho de avaliação, auscultação e planeamento” para este tipo de atividades natalícias para “melhorar [e] reforçar a identidade de Beja durante a época natalícia e consolidar a estratégia de promoção territorial”.
“Sabemos que existe sempre margem para evoluir e ajustar”, admitiu Nuno Palma Ferro.
Para os próximos anos, prometeu, o município trabalhará tendo em conta “uma visão mais integrada e diferenciadora” em que a iluminação de Natal reforçará “a identidade cultural do concelho”, valorizará as freguesias e contribuirá “para um ambiente festivo que envolve toda a comunidade”.
Rádio Pax / Lusa