O acordo pretende “promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação, assim como, ajudar os alunos no processo de escolha vocacional do seu percurso no ensino superior”.
Até ao máximo de 20 alunos, que residam no concelho há mais de dois anos e que frequentem os estabelecimentos de ensino locais, a Câmara comparticipa metade do valor global da propina dos jovens seleccionados que optem pelo programa residencial ou a totalidade do valor global da propina dos estudantes que integrem o programa não residencial. O transporte de ida e volta, no primeiro e último dia também é garantido pela autarquia.
Os cursos de Verão da Universidade do Algarve decorrem em Julho em diversas áreas de estudo, como por exemplo o Design e Comunicação, Ciências, Desporto, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Engenharias e Saúde.
João Serrão Martins, vice-presidente da Câmara de Mértola, acredita que os cursos de Verão serão importantes para a decisão de qual o futuro académico e profissional dos jovens.