Câmara de Mértola quer recuperar lebre-ibérica e coelho-bravo

A Câmara Municipal de Mértola está a desenvolver um projeto estratégico para a recuperação da lebre-ibérica e do coelho-bravo no concelho.

De acordo com a autarquia, “nos últimos anos as doenças afetaram drasticamente as populações de coelho-bravo e da lebre-ibérica por todo o país e, consequentemente, uma área significativa do concelho de Mértola”.

Estas duas espécies assumem um papel importante no quadro da marca “Mértola, Capital Nacional da Caça”.

A Câmara já estabeleceu uma parceria com uma empresa especializada em criação de coelho-bravo e lebre-ibérica.

O Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica será desenvolvido em quatro fases.

A primeira prevê a criação de condições físicas em 4 parques que se situam na Zona de Caça Municipal.

A segunda fase contempla a colocação de coelhos e lebres nos parques.

Posteriormente, será feita a repovoação da Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques.

Por último, o modelo será replicado noutras zonas de caça do concelho de Mértola.

As explicações são de Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola.

Depois de terminado este projeto, a autarquia pretende iniciar um similar centrado na recuperação da Perdiz-vermelha.

No caso desta espécie os desafios são maiores.

A autarquia espera que o projeto de recuperação do coelho comece a dar resultados dentro de um ano e, no caso da lebre, dois anos, adianta Mário Tomé.