Câmara de Moura e EDIA assinam protocolo de cooperação

Foi assinado, na passada segunda-feira, dia 26, em Beja, o Protocolo de Cooperação entre a EDIA e o município de Moura, bem como, o Acordo de Constituição de Agrupamento de Entidades Adjudicantes, no âmbito do processo de construção do Centro Náutico de Moura-Alqueva.

De acordo com a autarquia, os dois documentos resultam de uma parceria estratégica, que tem por objetivo definir os termos da cooperação entre a EDIA e a Câmara de Moura para o desenvolvimento e implementação de um conjunto de infraestruturas e equipamentos que dão forma à Estação Náutica de Moura, junto ao coroamento da Barragem de Alqueva, através do lançamento de um único procedimento de contratação.

A mesma fonte explica que o Protocolo de Cooperação define os termos, as condições e as responsabilidades de cada uma das entidades no âmbito desta cooperação estratégica.

O acordo firmado permite avançar, no início do último trimestre deste ano, para a adjudicação da empreitada de construção do Centro Náutico, nomeadamente, da plataforma central de lazer – que inclui um estabelecimento de bebidas, cafetaria – e um edifício destinado aos operadores marítimo/turísticos – que integra uma área destinada a pequenas embarcações e o espaço exterior envolvente.

O município refere, ainda, que estes equipamentos e infraestruturas integram a Estação Náutica de Moura-Alqueva, e serão complementados com outras valências, como a praia fluvial, a piscina flutuante e a Área de Serviço de Autocaravanas, cujos procedimentos tendentes à execução da obra se perspetivam concluir, ainda, este ano.

A autarquia afirma que “este investimento entra, agora, numa fase crucial do seu trajeto rumo empreitada”. Acrescenta que “será uma importante infraestrutura de apoio à atividade náutica e um novo investimento a concretizar na mesma localização”.