A Câmara Municipal de Moura “lamenta profundamente” a decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) de encerrar o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moura no dia de amanhã.
O fecho coincide com a realização da Feira de Setembro, altura em que são esperadas milhares de pessoas na cidade, e com a realização de uma corrida de touros e outros eventos.
A Câmara Municipal de Moura assegura que o seu presidente “tem, de forma persistente e em todas as instâncias possíveis, reivindicado junto do Presidente do Conselho de Administração da ULSBA a manutenção do funcionamento do SUB”.
“Não podemos, em circunstância alguma, aceitar que este encerramento se torne um novo normal, colocando em risco a segurança e a tranquilidade da nossa população e de todos quantos nos visitam”, refere a autarquia.
Perante esta decisão, e dentro do quadro das suas competências, a Câmara Municipal de Moura anuncia que “está a envidar esforços no sentido de reforçar o Posto Médico instalado na feira com a presença de uma Médica, procurando assim mitigar as dificuldades resultantes do encerramento do SUB”.
De igual forma, acrescenta, “já está agendada uma reunião na segunda-feira, 15 de setembro, às 14h00, com o Presidente da ULSBA, no sentido de ser apresentada uma proposta do município para mitigação das faltas dos profissionais afetos do Serviço de Urgência Básico de Moura”.
A autarquia promete que “continuará a lutar, de forma firme e determinada, pela reposição de condições dignas no acesso aos cuidados de saúde, que são um direito fundamental da população do concelho de Moura”.