A Câmara Municipal de Odemira formalizou, esta semana, um protocolo de colaboração com a Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.
Em nota de imprensa enviada às redações, a autarquia salienta que este acordo pretende promover “ações de mútuo interesse no âmbito da disciplina da arquitetura, considerando o exercício da profissão e a sua importância na perspetiva territorial”.
O documento prevê a realização de diversas iniciativas como ações de formação e sensibilização, visitas a obras, seminários ou encontros com arquitetos, prémios de arquitetura, entre outras.
Para a Câmara de Odemira, “o protocolo consolida o bom relacionamento entre o município e a instituição e procura reforçar a parceria de cooperação que tem permitido potenciar a área da arquitetura no concelho, fomentando a partilha de conhecimento e proporcionando melhores condições para o exercício da profissão dos arquitetos que desenvolvem o seu trabalho na região”.
Hélder Guerreiro, presidente do Município de Odemira, sublinha que este protocolo resulta do trabalho de proximidade desenvolvido entre a autarquia e a Ordem dos Arquitetos. O mesmo responsável salienta que, com este acordo, a Câmara pretende trabalhar processos diferentes como é o caso do concurso de ideias.