Câmaras do Alentejo aumentaram despesas com cultura em 2019

As câmaras municipais gastaram 519 milhões de euros em 2019 em atividades culturais e criativas, ou seja, mais 49,2 milhões de euros do que em 2018, segundo contas do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados anuais do INE sobre Cultura, as câmaras municipais aumentaram em 10,5% as despesas em Cultura e atividades criativas em 2019, e as áreas que mais contribuíram para esse aumento foram as do património cultural (com um crescimento de 16,8 milhões de euros), das atividades interdisciplinares (com mais 15,8 milhões de euros) e das artes do espetáculo (com mais 11,7 milhões de euros).

O INE revela ainda uma evolução das despesas numa década, constatando que 2019 foi o ano em que o poder autárquico mais despesa inscreveu com Cultura. Em 2010 tinha sido 434 milhões de euros. Nesse período, o ano de menor despesa municipal na área cultural foi 2014, com 354 milhões de euros.

Apesar do aumento registado em 2019, as despesas em atividades culturais e criativas representaram em média apenas 5,9% no total do orçamento dos municípios.

As autarquias do Alentejo (7,6%), da região autónoma dos Açores (6,7%) e da região Centro (6,6%) foram as que destinaram a maior proporção do respetivo orçamento à Cultura. No Baixo Alentejo, os gastos com as despesas culturais representaram um aumento de 14,5%.

Em sentido inverso, estão as autarquias da região autónoma da Madeira (4,7%), da área metropolitana de Lisboa (5,2%), da região Norte (5,5%) e da região do Algarve (6%).

Repartindo os 519 milhões de euros por áreas, em 2019, as câmaras municipais afetaram 148,2 milhões de euros às atividades interdisciplinares – incluindo aqui apoio a entidades -, seguindo-se 133,9 milhões de euros para as artes do espetáculo e 111,8 milhões de euros para o património cultural.

Rádio Pax/Lusa