Cante Alentejano vai ecoar, hoje, pelas ruas de Cuba

Foto|CM Cuba (2019)

“Catedral do Cante – Encontro de Grupos Corais” é o nome da iniciativa que a Câmara Municipal de Cuba promove, neste sábado.

O encontro marca “o regresso do Cante Alentejano às ruas” da vila de Cuba, “tendo como grandes protagonistas os Grupos Corais do Concelho e os pequenos cantadores do Agrupamento de Escolas de Cuba”, explica a autarquia.

Para o município de Cuba, este será “o regresso do Cante Alentejano ao povo que o canta e que o ouve”.

Após um longo período de inatividade, motivado pela situação pandémica que o país tem vindo a atravessar, com esta iniciativa a Câmara de Cuba pretende “dar um novo fôlego ao Cante Alentejano e apoiar a retoma e recuperação deste nosso Património e da atividade dos seus executantes”.

João Português, presidente do município cubense sustenta que “enquanto Catedral do Cante, faz sentido que Cuba seja o primeiro município a promover um evento desta natureza e com estes nobres objetivos.

O autarca sublinha que o evento, com início marcado para as 18:00 horas, decorrerá de acordo com o rigoroso cumprimento de todas as normas de segurança.

Para além de um novo fôlego para o Cante Alentejano no concelho e na região, este encontro pretende ser uma homenagem e um incentivo à coragem e resiliência de todos os Grupos Corais Alentejanos, tal como refere João Português.