No âmbito da estratégia de modernização e promoção da sustentabilidade urbana, o Município de Castro Verde instalou oito papeleiras inteligentes em vários locais da vila.
Os equipamentos foram colocados na Praça da República, Parque Infantil, Praça da Liberdade, Rua Morais Sarmento, junto ao Largo da Feira, Parque da Liberdade, em frente à Escola Secundária e na Praça Adriano Correia de Oliveira.
Este investimento, na ordem dos 28 mil euros, tem como objetivo “reforçar a eficiência da recolha de resíduos e melhorar as condições de higiene e limpeza no espaço público, promovendo uma vila mais sustentável”, refere a Câmara Municipal.
As novas papeleiras inteligentes funcionam com energia solar, incluem um sistema de compactação que permite maior capacidade (120 litros), sensores que enviam alertas em tempo real quando estão próximas de encher e um design fechado que oculta o conteúdo, promovendo uma melhor imagem urbana.
Estas funcionalidades permitem otimizar a recolha de resíduos e reduzir a pegada ecológica do concelho, assegura a autarquia.