A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, visitou na manhã desta quarta-feira, as instalações do Julgado de Paz de Castro Verde.
Durante a visita, a governante teve oportunidade de valorizar a ação deste “importante serviço de proximidade” na administração da justiça e, ao mesmo tempo, o seu “papel crescente na resolução célere dos processos de natureza cível”, revela a Câmara de Castro Verde em comunicado.
“Os Julgados de Paz são verdadeiros tribunais”, afirmou a Ministra da Justiça, referindo que o trabalho feito em Castro Verde, e nos demais Julgados, “permite descongestionar os tribunais”, com “uma justiça muito célere e mais barata”.
A funcionar desde 2008 e situado na Av. Humberto Delegado, o Julgado de Paz, além de Castro Verde, integra o agrupamento dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique.
O Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, que acompanhou a Ministra da Justiça, teve oportunidade de valorizar a ação “importante e crescente” do Julgado de Paz, destacando a “necessidade de cada vez mais, as pessoas conhecerem o papel e as competências” deste “verdadeiro tribunal que está aqui à sua porta”.
“O Município reconhece a importância deste tribunal e, nesse sentido, a Câmara Municipal assegura a presença de dois funcionários em permanência e as instalações do Julgado de Paz, para além de garantir apoio na manutenção regular dessas instalações”, afirmou António José Brito, que destacou também o serviço “com simplicidade e rapidez processual” que é assegurado no Julgado de Paz de Castro Verde.