Castro Verde promove visita às obras da Basílica Real

Em Castro Verde, está previsto para hoje, a partir das 11 horas, uma visita às obras de requalificação da Basílica Real.

Em agenda está também um conferencia de imprensa onde serão explicados os termos das intervenções em curso (1º fase) e também o que já está programado para a 2ª fase.

Recorde-se que a Basílica Real está a ser requalificada no âmbito de uma acção que está a ser coordenada pela Câmara Municipal.

A obra é desenvolvida em duas fases num investimento que ascende a 446 mil euros.

Na 1ª fase é realizada a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento num investimento superior a 65 mil euros, repartidos entre a Câmara de Castro Verde, Governo, a União de Freguesias de Castro Verde e Casével e Paróquia de Castro Verde. Esta primeira intervenção foi definida no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (PEUUC).

Para uma 2ª fase, fruto da articulação conseguida entre a Câmara Municipal, a Paróquia de Castro Verde, a Diocese de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, foi elaborada e submetida a Fundos Comunitários uma candidatura para uma intervenção de conservação e restauro do tecto pintado em madeira da Basílica Real. Trata-se de uma candidatura de maior dimensão, que está em fase de análise e que estipula um investimento de cerca de 381 mil euros. O município acredita que será possível conseguir financiamento de 85% do valor da obra.

A Câmara revela ainda que “no seguimento de proposta apresentada pela Câmara Municipal, a empresa mineira SOMINCOR informou da sua disponibilidade para assumir um apoio de 57 195 euros correspondente à contrapartida nacional de 15%, o que decorrerá ao abrigo da Lei do Mecenato”.