Castro Verde recebe “Open Day” dedicado aos serviços dos ecossistemas

Os serviços dos ecossistemas e a proteção da biodiversidade são o mote para o “Open Day” dedicado à comunidade, em geral, que se realiza esta quinta-feira, em Castro Verde.

A iniciativa é organizada pela Universidade de Coimbra em parceria com as entidades gestoras da Reserva da Biosfera de Castro Verde, ou seja, Câmara Municipal de Castro Verde, Liga para a Proteção da Natureza e Associação de Agricultores do Campo Branco.

O Dia Aberto realiza-se no Centro de Artes e da Viola Campaniça, dividido em três sessões, que têm início agendado para as 14:30, 17:00 e 19:00 horas.

David Marques, vereador da Câmara de Castro Verde, explica que esta iniciativa tem como finalidade avaliar as perceções sobre quais são os serviços dos ecossistemas-chave no território.

Além disso, pretende-se, também, efetuar o seu mapeamento, sensibilizando os participantes para a importância da Reserva da Biosfera de Castro Verde, os serviços dos ecossistemas e biodiversidade, assim como, do seu papel como elementos-chave para o desenvolvimento sustentável.

O projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes” tem como objetivos principais reforçar o conhecimento, a visibilidade e a valorização das 12 Reservas da Biosfera da UNESCO Portuguesas, em articulação com as suas comunidades e com base nos ativos patrimoniais e serviços de ecossistema.

As Reservas da Biosfera são territórios que se distinguem pela singularidade do património natural e cultural que integram, visando a sua salvaguarda em harmonia com o bem-estar das comunidades residentes. Esta distinção representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável, refletindo a contribuição da ciência e a promoção da educação e da cultura.