12°C
Scattered clouds

CEBAL: Potencialidades do cardo discutidas em Roadshow Nacional

CEBAL: Potencialidades do cardo discutidas em Roadshow Nacional

O CEBAL, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora promovem um Roadshow Tecnológico Nacional intitulado: “Valorização Integrada do Cardo” cuja primeira sessão é realizada hoje.

Esta é a primeira ação que integra um novo projeto de transferência de tecnologia focado na valorização do cardo.

O objetivo desta iniciativa é posicionar este recurso endógeno como uma cultura de relevância, integrando os conhecimentos gerados de forma a potenciar o sector agrícola e a Indústria, nomeadamente, alimentar e farmacêutica.

Para promover essa transferência, o projeto CynaraTec promove um Roadshow Tecnológico, com 6 sessões em regiões de produção de queijo DOP, nomeadamente, Azeitão, Serpa, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Serra da Estrela. As declarações são de Fátima Duarte, investigadora responsável do projeto.

A primeira sessão intitulada: “Valorização Integrada do Cardo – DOP Azeitão em análise” acontece, hoje, entre as 9:30 e as 12:00 horas, em formato online via videoconferência Zoom.

Com o Queijo DOP Azeitão em análise, esta primeira sessão irá unir queijarias, produtores e indústrias do distrito de Setúbal com interesse em Cardo para um debate de ideias.

O passado, presente e futuro da utilização do Cardo no fabrico de queijo e os fatores importantes na conservação da flor de Cardo, serão alguns dos temas a abordar durante a sessão.

Temas que contarão com as intervenções de Pedro Louro do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e de Fátima Poças e Cristina Mena da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A cargo da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA) ficará a dinamização de uma mesa redonda entre todos os participantes que será o remate para a troca de ideias, fulcrais no processo de transferência de conhecimento e tecnologia.

A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno e vai estar inserida na programação da Semana da Ciência e da Tecnologia 2020 promovida pela Ciência Viva.

O projeto CynaraTeC – Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo, liderado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) surgiu como uma aposta potenciadora do cardo, como cultura industrial sustentável, com impacto na economia regional.

O Cardo é um recurso endógeno cuja flor é utilizada na produção de queijos tradicionais.

O conhecimento científico atual evidencia a multifuncionalidade da planta do cardo, não só pela produção de flor (produção de queijo), como também como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, e fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais – uma potencialidade agregadora de valor acrescentado e que deve ser valorizada e transferida ao setor produtivo.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

19/06/2024
Centro de Paralisia disponibiliza pulseiras on-line para Sunset
Palestina
19/06/2024
Beja acolhe ação de solidariedade por uma Palestina Livre
Ourique
19/06/2024
Ourique abre inscrição para Programa de Ocupação de Jovens
Odemira
19/06/2024
Candidaturas abertas para CTESP em Odemira
19/06/2024
Alterações climáticas em debate na cidade de Beja
Mértola
19/06/2024
Mértola bate recorde de temperatura
19/06/2024
GNR detém indivíduo por falsificação de documentos
18/06/2024
Distrito de Beja em seca moderada