“Tinturaria Natural” é o mote de um seminário que se realiza, hoje, às 14:30 horas, na ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em Beja.
O seminário integra um ciclo de eventos promovido pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).
De acordo com o CEBAL, “a sessão terá foco nas Plantas Tintureiras, que são potenciais fontes endógenas de corantes naturais e alternativas sustentáveis aos corantes sintéticos mais prejudiciais ao ambiente”.
“A sessão visa destacar o potencial das plantas silvestres e os seus benefícios na extração dos seus corantes naturais, que são uma alternativa sustentável aos corantes sintéticos, causadores de maior poluição ambiental, contribuindo para os objetivos de uma economia mais sustentável e circular”, frisa o CEBAL.
Acrescenta que “o seminário abordará estratégias de cultivo e recolha responsáveis das plantas tintureiras, com vista à sua utilização em maior escala, e também processos de extração dos corantes destas plantas, com foco em áreas onde podem ser aplicados: nas artes, na indústria alimentar, cosmética e têxtil”.
Este é o segundo seminário, organizado pelo CCRES em colaboração com o CEBAL, de um conjunto de três eventos com os temas – a Esteva, as Plantas Tintureiras e o Cardo, a decorrer nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, respetivamente.
Através deste conjunto de iniciativas o Centro de Competências dos Recursos Silvestres, pretende divulgar a sua ação que visa desenvolver as regiões de baixa densidade, através da promoção da competitividade e sustentabilidade dos recursos naturais presentes na região do Alentejo, nomeadamente, as fileiras do medronho, dos cogumelos silvestres, do figo da índia, as plantas tintureiras, os cardos e a alcaparra, o funcho, entre outros.