Centro Interpretativo do Vinho de Talha abre ao público

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha, na freguesia de Vila de Frades, no concelho de Vidigueira abre, esta quarta-feira, dia de São Martinho as portas ao público.

O Centro assume-se como um espaço de interpretação, de difusão científica e tecnológica e de divulgação do património imaterial relacionado com o saber-fazer daquele produto ancestral.

Este novo equipamento municipal, “pretende transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje”, explica a Câmara.

A criação do Centro Interpretativo surgiu, segundo o Município “da necessidade de preservar este saber-fazer ancestral que, desde a ocupação do território pelos romanos, certificado pelos achados arqueológicos das ruínas romanas de São Cucufate, e até à atualidade, se manteve vivo, norteado pela simplicidade de recursos técnicos utilizados, mas cujo saber e sabor distingue e caracteriza o néctar único produzido artesanalmente em recipientes de barro, as talhas”.