Cercibeja desesperada com onda de assaltos e roubos

Cercibeja desesperada com onda de assaltos e roubos

A onda de assaltos e roubos constantes à Cercibeja verificada, nos últimos tempos, está a deixar os responsáveis e funcionários da instituição desesperados e, inclusivamente, com receio em ir trabalhar porque as agressões sucedem-se. Nos últimos meses, os prejuízos chegam aos dez mil euros.

A Cercibeja é uma cooperativa que acolhe crianças, jovens e adultos com deficiências e incapacidades.

Desde “há uns anos a esta parte, tem vindo, regularmente, a ser assaltada e roubada”, informa José Hilário, presidente da direção da Cercibeja. O responsável afirma que, nos últimos meses, os atos de vandalismo e os assaltos têm sido mais frequentes. “Só este ano já roubaram cerca de três toneladas de laranjas”, diz.

“Antes”, explica, “os assaltantes entravam pelo portão, mas face à frequência destas ações, realizadas por membros da comunidade cigana, em Beja – conforme mostram as câmaras de vigilância – hoje entram na propriedade por qualquer lado, vandalizando a rede da vedação cujas reparações constantes, obriga a investimentos avultados”, acrescenta.

De acordo com imagens recolhidas pelas câmaras de vigilância da instituição, a que a Rádio Pax teve acesso, verifica-se que os próprios funcionários da Cercibeja são agredidos quando confrontam os suspeitos.”Um colega entrou, ao mesmo tempo, que eles entraram e foi agredido. Estas agressões, não só fisicas, mas também verbais, já são constantes” revela o presidente da cooperativa.

“No terreno existe uma plantação de amendoal, cuja rega tem que ser revista constantemente, devido a estes actos constantes, os funcionários já têm medo de entrar na instituição”, acrescenta José Hilário.

Segundo este responsável, “as autoridades, chamadas por diversas vezes ao local, pouco ou nada têm feito”, afirma.

“As principais vítimas deste actos criminosos são os utentes da instituição”, garante José Hilário.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Diabetes
14/11/2025
Gala da Diabetes junta saúde, partilha e sensibilização em Beja
14/11/2025
IPBeja abre 2ª fase de candidaturas à Microcredencial em Sistemas de Informação Geográfica
Vila Alva
14/11/2025
Vila Alva convida a “Provar o Tareco”
14/11/2025
Azeite novo e bons vinhos celebram o Alentejo
14/11/2025
Baixo Alentejo é a sub-região do país onde é preciso mais tempo para chegar a maternidade ou ensino superior
Mértola
14/11/2025
Mértola é capital da apicultura
13/11/2025
IPBeja celebra 46 anos de história, conhecimento e futuro
13/11/2025
Telhados pelo ar no distrito de Beja