23°C
Broken clouds

CGTP promove semana de luta com ações que passam por Beja

CGTP promove semana de luta com ações que passam por Beja

A CGTP está a promover, durante esta semana, um conjunto de iniciativas que abrange todos os sectores, sob o lema “Proteger os Trabalhadores! Aumentar salários! Garantir direitos!”. A “semana de luta” acontece por todo o país, passando, também, pelo distrito de Beja.

De acordo com o comunicado enviado pela União dos Sindicatos do Distrito de Beja (USD Beja), “persistem limitações e mantém-se a opção do Governo PS de deixar, no essencial, intocáveis os interesses do grande capital”.

“Sem prejuízo dos avanços alcançados, a aprovação do Orçamento do Estado comprova a necessidade de continuar e intensificar a luta (…) para alcançar mais direitos e melhores condições de trabalho e de vida que extravasam o âmbito do Orçamento do Estado”, frisa a nota da USD de Beja.

“Uma luta que a CGTP-IN assume” e que decorre ao longo desta semana, em todos os sectores e em todo o país sob o lema “Proteger os Trabalhadores! Aumentar salários! Garantir direitos!”, pelo emprego com direitos, contratação colectiva, 35 horas, reforço dos serviços públicos.

Assim, dando expressão a esta semana de luta, a USDBeja e vários sindicatos irão realizar iniciativas em todo o distrito. As declarações são de Maria da Fé Carvalho, coordenadora da União dos Sindicatos do Distrito de Beja.  

Maria da Fé Carvalho revela as ações que vão decorrer ao longo da semana no distrito de Beja.

Segundo a mesma fonte, “a situação que atravessamos, resultado de décadas de política de direita agravadas pela Covid-19, carece de uma resposta articulada, abrangente e que rompa com as causas que estão na origem dos constrangimentos estruturais com que o país se debate”.

Nesse sentido, segundo o documento, “exige uma aposta na valorização do trabalho e dos trabalhadores; Exige o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores e, desde logo, dos trabalhadores da Administração Pública, bem como uma subida do SMN de forma a atingir, no curto prazo, os 850€”.

“Exige”, também, “a alteração da legislação laboral, com a revogação das normas que atacam os direitos dos trabalhadores, cerceiam o direito de contratação colectiva, promovem a individualização das relações laborais e fomentam a precariedade; Exige uma aposta no investimento público, nos serviços públicos e na recuperação das empresas e sectores estratégicos ao desenvolvimento do país”.

Por fim, a CGTP entende que “exige, ainda, uma política fiscal que garanta mais recursos para o Estado, desonerando os rendimentos do trabalho, com uma maior incidência nos rendimentos do capital e, ao mesmo tempo, exige que se reduzam os encargos com as PPP, a dívida pública e os Benefícios Fiscais que continuam a isentar o grande capital das suas obrigações”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades
8
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja

Recomendado para si

25 de Abril
19/04/2024
Beja comemora 50 anos do 25 de Abril (com vídeo)
19/04/2024
Câmara de Beja investe mais de 300 mil euros no Parque de Feiras e Exposições
18/04/2024
Deputado do PSD por Beja garante que será “voz” dos agricultores na AR
Odemira
18/04/2024
OP de Odemira está a receber propostas
17/04/2024
OP de Castro Verde aumenta para 80 mil euros
16/04/2024
Munícipes podem apresentar propostas para o OP de Beja
Castro Verde
15/04/2024
Câmara de Castro avança com périplo pelas freguesias
Castro Verde
14/04/2024
PS de Castro Verde acusa freguesias CDU do concelho de desleixo