Chuva intensa provoca estragos, mas reforça reservas de água no Baixo Alentejo

As fortes chuvadas registadas nos últimos dias têm provocado danos significativos em vários pontos do país, mas trouxeram também um alívio importante às reservas hídricas do distrito de Beja. A precipitação intensa permitiu uma recuperação expressiva dos níveis de água nas barragens do Monte da Rocha e de Santa Clara. Albufeiras que há cerca de um ano apresentavam valores extremamente reduzidos.

No concelho de Ourique, a barragem do Monte da Rocha atinge agora 62,8% da sua capacidade, o equivalente a cerca de 64 milhões de metros cúbicos de água, segundo dados da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado. Recorde-se que esta albufeira chegou a descer, há dois anos, para apenas 10%, colocando em risco o abastecimento público.

A barragem do Monte da Rocha garante água aos concelhos de Ourique, Almodôvar e Castro Verde, bem como a parte dos municípios de Mértola e Odemira. Assegura ainda a rega de cerca de 1.800 hectares agrícolas, sendo que, de acordo com a associação de regantes, os atuais volumes permitem garantir a atividade agrícola por vários anos, graças a uma gestão cada vez mais criteriosa do recurso.

Já no concelho de Odemira, a barragem de Santa Clara apresenta um nível de armazenamento de 78%, correspondente a cerca de 380 milhões de metros cúbicos de água. Para além do abastecimento público, esta albufeira serve o Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, que abrange cerca de 12 mil hectares nos concelhos de Odemira e Aljezur.

Segundo as entidades gestoras, esta situação permite assegurar o abastecimento de água nos próximos dois a três anos e poderá mesmo levar ao alívio de algumas restrições no uso da água para a agricultura.

Uma recuperação que devolve confiança à região, depois de um período prolongado marcado pela seca e pela incerteza quanto ao futuro dos recursos hídricos.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

15/03/2026
Moura promove produtos da horta
NERBE/AEBAL
15/03/2026
Bélgica e França na mira dos empresários do Alentejo
Aljustel
15/03/2026
Câmara de Aljustrel investe em ajudas técnicas
Ferreira do Alentejo
14/03/2026
Câmara lança “Ferreira ON”
Vidigueira
14/03/2026
Vidigueira Vinho 2026 “reforça dimensão nacional e internacional”
14/03/2026
Municípios reclamam publicação de portaria para acesso a compensações
14/03/2026
IPBeja presente na Futurália
13/03/2026
Tribunal de Beja condena cinco das 22 pessoas arguidas por exploração de imigrantes