Uma visita ao Museu da Ruralidade, em Entradas, marca a primeira parte do Ciclo do Pão, que integra o plano de atividades do Projeto Educativo do Museu Municipal de Aljustrel.
“As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas do concelho vão, através das peças agrícolas expostas no Museu da Ruralidade, contactar com os diversos processos, desde a sementeira à moagem”, explica a Câmara.
Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o ciclo do pão e de participar numa atividade de identificação de sementes.
Durante a visita está também prevista a atividade “Moagem do trigo no Moinho do Maralhas”, em Aljustrel, onde as crianças, nesta altura, podem observar todo o processo de trituração.
Segundo a autarquia, “o objetivo destas atividades é contribuir para a preservação da memória e chamar à atenção para as atividades agrícolas tradicionais, assegurando-se, desta forma, que as novas gerações conhecem o seu passado, as suas tradições, a sua história, os seus costumes, a sua cultura e a identidade da sua comunidade”.
O Plano Educativo do Museu Municipal de Aljustrel pretende ainda que “as crianças encarem os diferentes núcleos museológicos como espaços «vivos», que dão a oportunidade de aprender e de experienciar”.
A primeira visita realiza-se, esta terça-feira.