O presidente da Cimbal- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Jorge Rosa, reuniu na passada segunda-feira com o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
No encontro marcou, também, presença o Secretário de Estado do Planeamento, Jorge Delgado.
De acordo com a Cimbal, “na reunião, foi entregue um levantamento exaustivo, contendo as necessidades de intervenção na rodovia do Baixo Alentejo, cuja manutenção é da esfera das Infra-estruturas de Portugal, S.A.”.
“Foi proposto um Plano de intervenção faseado, com reabilitação e manutenção de troços calendarizados anualmente, de forma a permitir uma rede viária condizente com as necessidades do território. Os municípios irão dar os seus contributos, priorizando os troços com maior necessidade.”
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo explica ainda que “no que respeita à rodovia, foi informado que a intervenção em decurso na Praça de Portagens da ligação da A26 à A2, está em fase adiantada, estando prevista a abertura ao tráfego para o próximo mês de Abril”.
“Quanto à Ferrovia, foi dado especial ênfase ao troço Beja – Casa Branca, tendo ficado vincada a urgência do avanço da electrificação da linha e a substituição do material circulante. […] Reforçou-se a importância da ligação Beja – Funcheira, possibilitando a ligação Baixo Alentejo/Algarve e, do ponto de vista estratégico, a criação de uma redundância à Linha do Sado, possibilitando assim a circulação de comboios com o Sul do País, em caso da sua interrupção (por acidente ou outro evento).”