CIMBAL mostrou práticas sustentáveis a parceiros internacionais

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) acolheu a sétima reunião de trabalho do projeto LCA4Regions, financiado pelo Interreg Europe, e envolvendo, também, parceiros de Espanha, Itália, Lituânia, Finlândia, Polónia e Eslovénia.

Este projeto de cooperação inter-regional visa apoiar as regiões na utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente, introduzindo a avaliação de ciclo de vida nas políticas públicas.

A CIMBAL frisa que se trataram de umas “jornadas de trabalho muito profícuas, que permitiram dar a conhecer o ponto de situação do projeto, em cada região, pelos respetivos parceiros e, da parte do Baixo Alentejo mostrar duas excelentes práticas implementadas no nosso território, mostrando aos parceiros internacionais exemplos da sustentabilidade da nossa região”.

António Bota, presidente da CIMBAL, afirma que a base deste projeto que visa encontrar sinergias para a melhoria das práticas de trabalho em termos de ambiente, é a sustentabilidade.

O presidente da CIMBAL dá o exemplo da produção de vinho, onde cada vez menos são utilizados químicos e se apostam em corredores naturais e ecológicos junto das culturas e no reaproveitamento da água.

António Bota destaca o sucesso deste projeto, não só pela sua “aplicabilidade” como também pela partilha de conhecimentos entre os parceiros.

No âmbito das boas práticas assinaladas pela CIMBAL foram realizadas visitas à Adega da Quinta do Paral e à Adega Cooperativa de Cuba, Vidigueira e Alvito.  

Outra prática destacada prendeu-se com o projeto URSA – Unidade de Recirculação de Subprodutos de Alqueva – um sistema de compostagem, baseado na permuta de subprodutos agrícolas por fertilizante orgânico para utilização agronómica pelos agricultores, materializando a economia circular de ciclos curtos no contexto agrícola.