Clube de Produtores Continente assina protocolo com a EDIA

Foto: EDIA
Foto: EDIA

O Clube de Produtores Continente e a Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas de Alqueva (EDIA) formalizaram um acordo de cooperação, sendo que o mesmo é assinado hoje no stand deste Clube, na Ovibeja.

Este protocolo permite aos produtores Continente replicar o projeto “URSA” (Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva) desenvolvido pela EDIA.

Com este acordo, as duas entidades pretendem fomentar o desenvolvimento destas Unidades, contribuindo assim para o incremento da matéria orgânica no solo, revela a Empresa que gere o Alqueva, em nota de imprensa enviada às redações.

O Clube de Produtores Continente abrange cerca de 270 agricultores.

José Pedro Salema, presidente da EDIA, sublinha que este acordo traduz um “alinhamento de vontades” entre ambas as partes.

Esta unidade já conduziu à assinatura de 18 protocolos de colaboração entre a EDIA e empresas agroindustriais da região, em especial lagares de azeite, para criação de uma rede de unidades particulares de valorização orgânica por compostagem.

A mesma fonte sublinha que ambas as instituições procuram produzir em maior quantidade, de forma mais sustentável e com o envolvimento de menores custos financeiros.

“Estes são os desafios que levaram à criação da URSA que, tal como o Clube de Produtores Continente, se pretendem vencer, apoiando os seus produtores na valorização dos seus subprodutos e na melhoria do seu solo, começando pelo EFMA, mas replicando o conceito a nível nacional”, acrescenta a EDIA.