Concelhia de Beja do PS acusa vereador Vítor Picado de “faltar à verdade”

Concelhia de Beja do PS acusa vereador Vítor Picado de “faltar à verdade”

A Concelhia de Beja do PS vem, em comunicado, acusar o vereador comunista, Vítor Picado de “faltar à verdade”, depois de ter anunciado “um hipotético aumento da tarifa de água de 40%, para os próximos anos determinado pela EMAS e pela CM Beja”.

Segundo o PS de Beja “torna-se imperativo desmentir, cabal e inequivocamente, estas afirmações, de interpretação errada, geradoras de alarme social e susceptíveis de fomentar instabilidade e medo em muitas famílias e empresas que, neste momento, atravessam situações difíceis”.

Ana Horta, da Concelhia Socialista frisa que “esta não é a primeira vez que o vereador Vítor Picado fata à verdade” e considera que tal sucede “ou por impreparação para analisar determinados documentos, ou por estar não informado, ou propositadamente para criar alarme social e tirar dividendos políticos, através da demagogia e do populismo”.

A socialista refere que o PS de Beja “não tolera que se usem argumentos que não são verdadeiros para reprovar, tanto na reunião da Câmara Municipal, como na reunião da Assembleia Municipal, o contrato de gestão de água entre a autarquia de Beja e a EMAS”.

“Se analisarmos o contrato”, diz Ana Horta, “nada indica um aumento do tarifário em 40%, em 5 anos” referindo que “nem sei onde é que o vereador foi tirar tal percentagem, uma vez que, o ajuste é de 2,4% ao ano, o que em cinco anos não são 40%, nem lá perto”.

Ana Horta realça que “o chumbo do contrato traz prejuízos adicionais ao impedir a transição da competência de limpeza e gestão das linhas de águas, tão importantes para as Juntas de Freguesia” e conclui que “na política não vale tudo e não pode ser pautada pela falta de verdade e pelo desnorte de alguns dos seus intervenientes”.

O vereador da CDU disse à Rádio Paz, que “estranha o foco no eleito Vítor Picado quando relativamente a esta matéria, o PS na Assembleia Municipal ficou isolado, com a abstenção do PSD e o voto contra da CDU, do BE e do Movimento Independente por São Matias”. Refuta igualmente a acusação do PS “de criar alarmismo social”.

Ainda de acordo com o comunicado do PS, “a reprovação na última Assembleia Municipal do contrato de gestão delegada, entre a CM de Beja e a EMAS, sem motivo plausível e com este tipo de argumentos, tem ainda o prejuízo adicional de impedir a transição da competência da limpeza e gestão das linhas de água em meios urbano, da CM de Beja para a EMAS, ampliando a capacidade de intervenção e a maximização dos recursos com natural benéficos para a segurança de pessoas e bens. Foi isso que o voto contra da CDU travou”.

Acrescenta que “tal como, em junho de 2019, travou mais um processo de desenvolvimento em áreas estratégias, interrompendo o processo de agregação das entidades gestoras ‘em baixa’ com a criação de uma empresa 100% pública, inviabilizando um investimento de 18 milhões de euros para o concelho de Beja e prejudicando todos os munícipes do concelho de Beja, impedindo a redução efetiva do preço da água”.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

29/05/2025
Beja: Museu Jorge Vieira reabriu na Casa do Governador no Castelo
Vidigueira
29/05/2025
Vidigueira em Festa até domingo
29/05/2025
Câmara de Beja distingue Buba Espinho e João Rosa
Alentejo 2030
29/05/2025
Alentejo 2030 alarga prazo de candidaturas para a digitalização de serviços
Casével
28/05/2025
Obras no Posto Médico de Casével poderão arrancar em julho
28/05/2025
PSP de Beja apreende potes de fumo e trava entrada de adepto alcoolizado na final da Taça
28/05/2025
UDIPSS Beja reúne em Assembleia Geral Extraordinária esta quarta-feira
Alentejo 2030
28/05/2025
Conservação da Natureza, Biodiversidade e Património Natural com 500 mil euros no Alentejo