12°C
Scattered clouds

Concelho de Beja com recolhimento obrigatório a partir desta segunda-feira

Concelho de Beja com recolhimento obrigatório a partir desta segunda-feira

O concelho de Beja é um dos 121 concelhos considerados de elevado risco de transmissão da Covid-19 e, por isso, a partir desta segunda-feira, dia 9 de novembro, está abrangido pelo recolher obrigatório, decretado ao abrigo do novo Estado de Emergência, entre as 23.00 e as 05.00 horas, nos dias úteis.

Nestes 121 municípios, a circulação estará, igualmente, limitada nos próximos dois fins-de-semana entre as 13.00 de sábado e as 05.00 horas de domingo e as 13.00 horas de domingo e as 05.00 horas de segunda-feira.

O novo Estado de Emergência vai estar em vigor até dia 23 de novembro, podendo ser prolongado por períodos de 15 dias.

As novas medidas restritivas foram aprovadas em Conselho de Ministros e anunciadas, este sábado, pelo Primeiro-Ministro. António Costa admitiu que o Estado de Emergência poderá prolongar-se até ao fim da pandemia.

A proibição de circulação na via pública entre as 23.00 e as 05.00 horas, em dias de semana e nos próximos dois fins-de-semana a partir das 13.00 horas prevê algumas exceções tais como deslocações a trabalho, regresso ao domicílio, situações de emergência, passeio higiénico na proximidade da habitação ou o passeio de animais de estimação, entre outras.

A razão fundamental que explica esta medida “é que temos a nítida noção que o convívio social tem um contributo muito importante para o contágio e que parte desse convívio social se desenvolve no período pós-laboral”, disse António Costa.

O Primeiro-Ministro disse que, todavia, «esta medida não resolve tudo e, por isso, vamos também adotar medidas complementares». 

Dos inquéritos epidemiológicos concluiu-se que «68% dos contágios ocorrem em meio familiar e em convívio entre familiares, 12% em meio laboral, 8% em lares, 3% nas escolas, 3% no convívio social, 1% nos serviços de saúde».

Assim, «o grosso da contaminação está nos momentos de convívio familiar, em que as pessoas se sentem seguras, pelo que, nos próximos dois fins-de-semana vigorará também uma limitação da liberdade de circulação entre as 13h00 de sábado e as 5h00 da manhã de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 5h00 da manhã de segunda-feira».

«O objetivo é que as pessoas possam fazer as compras, assistir a cerimónias religiosas, passear, mas evitem a todo o custo os convívios a partir da hora de almoço», disse.

As novas medidas foram anunciadas pelo Governo, no dia em foi registado pela DGS, a nível nacional, um novo máximo de casos diários e o segundo pior dia desde o início da pandemia, relativamente ao número de óbitos. Este sábado, dia 7 de novembro, foram registados 6640 casos de Covid-19 e morreram 56 pessoas vítimas da doença.

Este sábado, no Alentejo foram registados mais 49 casos de Covid-19, sendo que desde o início da pandemia, a região regista 3361 casos e 63 óbitos.

«A situação é muito grave», disse o Primeiro-Ministro António Costa na apresentação das medidas do novo estado de emergência, que entre em vigor no dia 9, no final do Conselho de Ministros, sublinhando que «temos seis mil novos casos por dia e temos 2420 pessoas internadas».

O Primeiro-Ministro lembrou que «a 14 de outubro, quando propusemos à Assembleia da República que aprovasse uma lei que impusesse a obrigatoriedade de uso de máscaras, disse que a situação do País era grave. Tínhamos então dois mil novos casos por dia». 

«Menos de um mês depois temos mais de seis mil novos casos por dia», o que significa «que as medidas adotadas desde outubro e o ajustamento dos comportamentos não tem sido suficiente para controlar o crescimento da pandemia».

António Costa referiu que «na primeira vaga, no pior dia que o sistema de saúde teve de enfrentar, tivemos 1302 pessoas internadas, das quais 271 nos cuidados intensivos. Hoje, temos 2420 pessoas internadas, das quais 366 em cuidados intensivos», o que «significa que não podemos ter a menor dúvida que há que fazer tudo para controlar a pandemia».

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Misericórdia
24/06/2024
Santa Casa da Misericórdia de Beja mostra realidade dos refugiados
24/06/2024
Centro de Paralisia Cerebral de Beja prepara Sunset Solidário
Castro Verde
24/06/2024
Castro Verde procura jovens voluntários para as florestas
Diocese
24/06/2024
Diocese homenageia Bispo de Beja
Mértola
24/06/2024
Câmara de Mértola oferece sardinhada à população
24/06/2024
Marchas marcam Feriado Municipal em Moura
Desemprego
24/06/2024
Desemprego aumentou 7,8% no Alentejo
Aljustrel
23/06/2024
Aljustrel dinamiza programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas