O Concurso Nacional de Azeites de Portugal (CNAP) está de volta para a 19ªedição e as inscrições estão abertas até ao dia 8 de abril.
O evento é coorganizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
De acordo com os promotores, o Concurso Nacional de Azeites de Portugal tem como missão promover o sector oleícola português e valorizar os azeites e os produtores nacionais reconhecendo e impulsionando o reconhecimento público do que de melhor se faz na olivicultura portuguesa.
Esta iniciativa anual tem como propósito distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra, os Azeites com Denominação de Origem Protegida e os Azeites produzidos em Agricultura Biológica.
Neste âmbito, são atribuídos os prémios “Melhor do Mercado” aos azeites comprados diretamente nos lineares do mercado nacional pela organização do Concurso; “Azeite Virgem Extra Prestígio” ao lote que obtiver a maior pontuação final absoluta e o “Prémio Feira Nacional de Agricultura” ao lote com volume igual ou superior a 20.000 litros que obtenha a maior pontuação final absoluta.
O Painel de Provadores Oficial do CNAP é composto pelos melhores oleólogos portugueses e por provadores estrangeiros de referência, frisam os organizadores do evento.
A mesma fonte adianta que “o Concurso Nacional de Azeites de Portugal mantém a aposta nos produtores nacionais, constituindo a montra de excelência para os azeites nacionais. Os vencedores serão conhecidos durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém”.