Construção da Central de Valorização Orgânica já arrancou

0
Foto: AMCAL
Foto: AMCAL

A Central de Valorização Orgânica (CVO), destinada ao tratamento e recolha de biorresiduos, começou ontem a ser construída.

Esta nova infraestrutura vai ser instalada no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba, num investimento total superior a 8,5 milhões de euros.

O projeto insere-se num conjunto de investimentos feitos pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) e pelos respetivos municípios associados.

Em nota de imprensa enviada às redações, a AMCAL sublinha que “este sistema é dotado de uma solução de tratamento de biorresíduos com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2 500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região”.

Trata-se de um projeto “estruturante”, em linha com as políticas que têm sido implementadas na intervenção dos cinco municípios, dotando as populações das melhores soluções técnicas que ajudam tanto no aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados, assim como para a redução “significativa” da deposição de resíduos urbanos em aterro, revela a mesma fonte.

João Português, Presidente da AMCAL, salienta a importância desta Central para a região.