Covid-19 foi motivo de encontro entre CIMBAL e Secretários de Estado

Com o objetivo de efetuar um ponto de situação sobre a evolução da pandemia Covid-19 na região, os autarcas do Baixo Alentejo reuniram-se, por teleconferência, com António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional.

Na reunião estiveram ainda presentes representantes da Saúde, Segurança Social e Proteção Civil Distrital. 

Na primeira parte da reunião, foi efetuada uma apresentação por parte do Presidente do ABC – Algarve Biomedical Center (Dr. Nuno Marques) sobre o trabalho realizado por este Centro, nomeadamente no Baixo Alentejo, em estreita parceria com a CIMBAL e os seus municípios. 

Conceição Margalha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) apresentou a evolução da pandemia no território e os recursos que o SNS dispõe para atuar neste contexto pandémico. 

Os Secretários de Estado efetuaram o ponto de situação relativo à Covid-19 e as perspetivas de curto/médio prazo para a evolução possível da pandemia. Responderam, ainda, as diversas questões colocadas pelos autarcas.  As declarações são de Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

Jorge Rosa faz, ainda, o ponto de situação relativo ao Covid-19 na região, afirmando que apesar dos números, neste momento, serem mais elevados, o Baixo Alentejo é um dos territórios, a nível nacional, em que o vírus causou menos impacto. Contudo, frisa a importância de continuarmos a cumprir as regras de segurança emanadas pela DGS.

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo realça que continuará a apoiar os seus municípios e as restantes entidades do território neste período difícil da nossa vida coletiva, contribuindo para as melhores soluções perante os problemas complexos que se nos colocam.