O fecho do posto dos CTT em Santa Vitória, no concelho de Beja, foi um dos temas que esteve em cima da mesa na última reunião descentralizada da Delegação Distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
No encontrou que decorreu no passado dia 12, na freguesia do Rosário, no concelho de Almodôvar estiveram reunidos os membros do Conselho Diretivo da Delegação Distrital de Beja da ANAFRE, os presidentes das Juntas de Freguesia daquele concelho e Jorge Amador, vice-presidente da ANAFRE.
Além do encerramento dos CTT em Santa Vitória, foram, também, debatidos os processos de desagregação de freguesias. Esta entidade exige a conclusão destes processos até as eleições autárquicas do próximo ano.
Em comunicado, a Delegação Distrital de Beja da ANAFRE revela que, sobre esta matéria, deram entrada na Assembleia da República 12 processos de desagregação.
“Acompanhar a ANAFRE na condenação de qualquer tentativa de impedimento dos Presidentes de Junta de Freguesia com inerência de funções nas Assembleias Municipais, com direito a participar e votar em igualdade de circunstâncias nesse órgão municipal” e a “formação para eleitos e funcionários, no dia 27 de setembro, em Alvito, sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), Contratação Pública e sobre o SIADAP” foram outros assuntos abordados.
Neste momento a Delegação de Beja da ANAFRE conta com 74 freguesias do distrito de Beja associadas, faltando, apenas, uma associar-se, a Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria de Odemira.