O deputado do PSD Gonçalo Valente é candidato à presidência da Comissão Política Distrital de Beja do partido, cujas eleições estão marcadas para o dia 28 deste mês, revelou hoje o próprio.
Em comunicado enviado à agência Lusa, Gonçalo Valente afirmou que se candidata ao cargo com a convicção de que o próximo biénio “será decisivo para consolidar o PSD como uma grande força política” naquele distrito alentejano.
“Após a eleição de um deputado na Assembleia da República em 2024 e o desafio das autárquicas de 2025, entramos agora num período de afirmação e crescimento”, salientou o atual deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Beja.
O parlamentar social-democrata realçou que concorre para “terminar o trabalho” que iniciou, pois ocupou o cargo entre 2019 e 2024, considerando que “foi superiormente continuado” pela ainda líder da Distrital de Beja do PSD, Andreia Guerreiro, que decidiu não se recandidatar.
Gonçalo Valente definiu como um dos eixos prioritários da sua candidatura a consolidação do partido no distrito, através do apoio diário aos eleitos, garantindo que “o PSD cumpre as suas promessas nos concelhos e freguesias onde governa e exerce uma oposição construtiva e vigilante onde não é poder”.
“A dinamização e criação de novas secções” é outro dos eixos prioritários do candidato à liderança do PSD de Beja, que considerou ser necessário o partido “investir nos seus militantes e de aumentar a sua militância”.
“Precisa também de crescer em concelhos mais desafiantes e, para isso, é fundamental criar estruturas, pois só dessa forma há organização, planeamento, motivação e um rosto”, sublinhou.
O deputado indicou que “exigência regional perante o Estado” está também entre as suas prioridades, assinalando que o próximo biénio “deve ser marcado pela cobrança de investimentos estruturais previstos no Plano Estratégico para o país”.
“Não daremos tréguas na ampliação e reabilitação do Hospital de Beja, no desenvolvimento da rede de Alqueva, na nossa rede viária, desde logo com a ligação da A26 a Beja e na modernização da linha do Alentejo, estabelecendo-as como prioridades regionais”, vincou.
Natural de Ourique, concelho deste distrito, Gonçalo Valente, de 45 anos, já cumpriu três mandatos consecutivos na presidência da Distrital de Beja do PSD, entre 2019 e 2024.
É deputado eleito pela Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) desde 2024, vereador do partido na Câmara de Ourique e atual presidente da Concelhia social-democrata de Ourique.
Empresário de profissão, Gonçalo Valente é bacharel em Engenharia Topográfica, licenciado em Agronomia e pós-graduado em Higiene e Segurança no Trabalho.
As eleições internas para núcleos, concelhias e órgãos distritais do PSD realizam-se em simultâneo em todo o país a 28 de fevereiro de 2026, uma mudança aprovada na última alteração dos estatutos do partido, no congresso de outubro de 2024.
Rádio Pax / Lusa