Deputados eleitos por Beja visitaram Museu Regional Rainha D. Leonor

A convite da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), os deputados pelo círculo eleitoral de Beja, Telma Guerreiro e Pedro do Carmo (PS) e João Dias (PCP) realizaram uma visita de trabalho ao Museu Regional de Beja – Rainha D. Leonor.

O convite surgiu no seguimento da transferência de tutela deste equipamento da CIMBAL para a Direção Regional ocorrida em dezembro de 2019.

De acordo com o comunicado da DRCA, “esta visita só agora ocorreu devido à situação pandémica”.

A visita contou com as presenças da Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira, do vice-presidente da Câmara Municipal de Beja, Luís Miranda, e do Pe. Manuel do Rosário, Presidente da Associação Portas do Território (APT), “dado que as entidades que representam, serem parceiras fundamentais da DRCAlentejo, para a prossecução dos projetos, em curso, com vista à Reabilitação e Valorização do Museu”, frisa o comunicado.

A visita decorreu, apenas, no Convento da Conceição, núcleo sede do Museu Regional Rainha D. Leonor, contemplando os seus espaços expositivos e de trabalho.

Com esta visita, pretendeu-se “dar a conhecer as condições difíceis, quer ao nível da conservação dos vários edifícios que integram o Museu, quer os problemas ao nível dos recursos humanos”, bem como, “no que respeita às condições de conservação e salvaguarda do acervo, exposição permanente e reservas e a ausência de espaço de reserva e de inventário do mesmo”.

A reunião de trabalho deu, ainda, conta aos deputados “da importante parceria estabelecida com o município de Beja e com a Associação Portas do Território para a promoção da intervenção de conservação do edifício principal do Museu e de outras iniciativas já desenvolvidas pela Direção Regional, no sentido de mitigar os problemas de fundo deste importante equipamento cultural e assinalar a grande relevância da sua ampliação no médio prazo”.

Foi, igualmente, destacada, pela DRCAlentejo, “a importância estratégica do apoio solidário dos representantes parlamentares do Baixo Alentejo, na sensibilização para a necessidade da preservação e qualificação deste precioso Museu e respetivos monumentos que o integram e do seu valioso acervo, como forma de potenciar o esforço que tem vindo a ser realizado pela Direção Regional de Cultura, Município de Beja e Associação Portas do Território”.