Deputados socialistas do Alentejo “indignados” com “usurpação” de capotes

Foto | Capotes Artidina

Os deputados socialistas eleitos pelos círculos eleitorais do Alentejo estão “indignados” com o que dizem ser a “usurpação abusiva da patente dos capotes e samarras alentejanas”.

Os parlamentares questionaram os Ministérios da Cultura e da Justiça sobre as diligências que estão a ser tomadas para a salvaguarda deste património cultural.

Os deputados mostram-se “surpreendidos” pelas notícias recentemente divulgadas segundo as quais alguém terá registado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial a patente dos capotes e samarras alentejanas, vestuário tradicional do Alentejo, produzido há décadas por diferentes indústrias artesanais.

Os deputados requerem aos Ministérios da Cultura e da Justiça “informação sobre se as notícias se confirmam e, em caso afirmativo, que diligências estão a ser tomadas para a salvaguarda da cultura regional e da atividade comercial subjacente”.

Telma Guerreiro, deputada do PS eleita por Beja, considera necessário criar mecanismos que “previnam” estas situações que não são novas.