Desfile de Grupos Corais hoje pelas ruas de Beja

Um desfile com atuação de oito grupos corais do concelho de Beja decorre, neste sábado, para comemorar o 7º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A Câmara de Beja, entidade organizadora do evento, revela que o desfile, com início marcado para as 10:00 horas, inclui dois percursos diferentes pela cidade com a participação de quatro grupos corais em cada um.

O percurso 1 conta com a participação dos Cantadores de Nossa Senhora das Neves, Grupo Coral Douradas Espigas, Cantadores de Beringel e Grupo Coral Moços da Aldeia.

Os Cantadores do Desassossego, o Grupo Coral Masculino de Mombeja, o Grupo Coral Os Moços do Penedo Gordo e o Grupo Coral de Baleizão vão participar no percurso 2.

O percurso 1 vai começar no Largo de Santo Amaro, perto do castelo, e o 2 no Largo de D. Nuno Álvares Pereira, junto à Pousada de São Francisco.

Ambos vão passar por diferentes artérias da cidade, e terminam no Jardim do Bacalhau, da cidade, para um momento final.

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, foi classificado, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A distinção surgiu na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.